EVOLUIR É INEVITÁVEL
A industrialização da construção civil tem sido a principal pauta do segmento de edificações neste ano, quando o setor procura formas de emergir dos impactos combinados de uma recessão econômica provocada pela crise político/administrativa e a pandemia do novo coronavírus. Nesse contexto, os modelos de negócio tradicionais vêm perdendo força.
Atuo há quase trinta anos no setor e, desde o início dos anos 2000, intensifiquei minha pesquisa na aplicação de novas tecnologias voltadas ao mercado brasileiro, como light steel framing, wood framing, pré-fabricados, concreto-pvc, structural insulation panel, construção modular e cross laminated timber. Nesse período, me envolvi em inúmeros projetos de grande porte, incluindo a concepção de um parque tecnológico com soluções inovadoras no âmbito da construção modular.
Atualmente, sou diretor geral do Instituto de Tecnologia de Industrialização das Edificações – ITIE, uma instituição de ciência, tecnologia e inovação (ICT) privada, sem fins econômicos, de utilidade pública. Com membros em todo território nacional e diversos países, nosso network contribui para a promoção e o desenvolvimento de cursos, produtos, projetos, pesquisas, eventos, publicações, empreendimentos imobiliários e novas tecnologias para o aumento da produtividade e a eficiência nos processos produtivos da construção civil.
É de enorme relevância desenvolvermos ferramentas de comunicação para os empreendedores e profissionais que desejam ingressar neste novo ciclo tecnológico. Muitos empresários brasileiros buscam inovar com suas construtechs e promptechs e necessitam de informações consistentes sobre o universo da construção off-site, que significa produzir construções fora do canteiro de obras.
Bem-vindo ao novo!